domingo, 19 de abril de 2009

*.*. INVEJA.*.*


Todo mundo odeia muito a inveja e põe nela a causa de todos os problemas. Tá passando mal? É olho gordo. Sua orelha tá queimando? Tão falando mal de você. Você tava segurando um sorvete e caiu no chão? Alguém almejava seu MUITO sorvete.
Houve uma banalização da condenação pela inveja.
Inveja é aquela coisa horrível que ninguém quer ter e todo mundo acha reprovável. Mas que todos nós em algum momento da vida já tivemos.
A inveja é um sentimento presente nos seres humanos e é a principal causa dos fracassos das pessoas que as cultivam.
Esse sentimento faz com que a pessoa fique sempre preocupada com o seu colega que ganha um salário melhor, ou tem um carro mais caro ou uma mulher mais bonita. E acabam deixando passar desapercebidas as oportunidades que as poderiam fazer crescer e a realizarem suas ambições.
Existem pessoas também que classificam qualquer crítica como ‘inveja’. São essas pessoas que criam comunidades no orkut como: ’sua inveja é meu ibope’, ‘com as pedras que você me atira construo meu castelo’ ou ‘não me inveje, me supere’.
Esse é um bloqueio muito eficiente para críticas, afinal, o ‘invejado’ as transforma todas em uma forma de ataque e as descarta.
Pra esse tipo de pessoa, qualquer tipo de crítica a algo ou alguém é motivada pela inveja, no único objetivo de denegrir a imagem do ‘difamado’ para se sentir melhor.
Eu tenho uma teoria: aquilo que a gente espera das pessoas é aquilo que a gente faz com elas.
Tomamos os outros por nós, porque quando nos colocamos no lugar do outro fazemos isso pela nossa visão de mundo. Logo, quem classifica críticas como inveja é exatamente o tipo de pessoa que, quando faz uma critica contra algo ou alguém, é motivado por inveja e despeito.Até porque, você já reparou que todas as pessoas que são paranóicas com a inveja invariavelmente são pessoas que você jamais teria motivos para ter inveja?
O fato é: colocar a culpa de doenças, de quedas do sorvete ou de críticas recebidas na inveja é a mesma coisa que culpar Deus pelas coisas ruins. É só uma muleta.
Até acredito que pensamentos obsessivos contra uma pessoa sejam prejudiciais, mas acho que só se você estiver receptivo pra esse tipo de coisa. Seja lá o que isso signifique

Nenhum comentário:

Postar um comentário